Novas vagas abrangem Água Fria de Goiás, Mimoso de Goiás, Damolândia, Aporé, Mossâmedes, Silvânia e Vicentinópolis
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), anuncia a abertura de vagas para o Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, com a inclusão de sete novos municípios. Ao todo, serão oferecidas 455 novas vagas para famílias goianas até o final de março.
Os municípios contemplados e o número de vagas são: Água Fria de Goiás (100), Mimoso de Goiás (25), Damolândia (50), Aporé (30), Mossâmedes (75), Silvânia (75) e Vicentinópolis (100). As inscrições podem ser feitas por meio do aplicativo Aluguel Social ou diretamente no site da Agehab. Além disso, os candidatos podem obter auxílio nas unidades do Vapt Vupt ou nos pontos de apoio municipais.
De acordo com a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, a ação visa apoiar as famílias que enfrentam dificuldades financeiras com o aluguel. “Com esse apoio, as famílias podem aliviar suas despesas e ter a chance de investir em outras necessidades. O papel do Estado é estar ao lado dos que mais necessitam”, afirma.
Oportunidade
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, destacou que o auxílio de R$ 350 mensais por 18 meses representa uma importante oportunidade para as famílias. “Com o avanço do programa, mais municípios são atendidos, permitindo que as famílias possam sair de uma situação difícil e alcançar a estabilidade”, explica Baldy, ressaltando o compromisso do governo estadual em garantir uma moradia digna para os goianos que mais precisam.
Os principais critérios para ser contemplado com o benefício são: cadastro atualizado no CadÚnico, residência no município há pelo menos três anos ou conforme edital e não possuir imóvel próprio. Além desses, o candidato precisa atender a pelo menos um dos requisitos específicos, como superendividamento, moradia improvisada, gastos excessivos com aluguel, idoso, deficiente, entre outros.
O secretário da Infraestrutura, Adib Elias, lembra que o programa foi criado em 2021 para atender às famílias que enfrentam a escassez de moradia. “O programa já beneficiou mais de 73 mil famílias em Goiás e, com esta nova fase, conseguimos ampliar ainda mais o alcance do Aluguel Social”, conclui.