Capital goiana recebe a 3ª Feira da Indústria de Mineração (Brasmin) e o 9º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração; prefeito, que preside o Conselho Temático de Mineração (Comin) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirma que união do setor é fundamental para o crescimento da atividade
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e o governador Ronaldo Caiado participaram, nesta terça-feira (24/6), da abertura da 3ª Feira da Indústria de Mineração (Brasmin) e do 9º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, no Centro de Convenções da PUC Goiás. Os eventos reúnem representantes de todo o Brasil para debater políticas públicas, inovação tecnológica e oportunidades de crescimento do setor mineral, especialmente para pequenos e médios empreendedores.
Presidente do Conselho Temático de Mineração (Comin) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mabel afirmou que o segmento tem potencial para se tornar um novo pilar da economia brasileira. “A mineração pode ser uma segunda agricultura no país. Temos potencial e investimento”, destacou. Ele ressaltou ainda que a união entre entidades, governos e setor produtivo é essencial para impulsionar a atividade em Goiás. “Trata-se de uma feira que traz tecnologia e inovação ao conhecimento dos mineradores. Todas as entidades do setor estão unidas para divulgar e fortalecer a mineração”, disse.
Mabel também elogiou o apoio do governo estadual à atividade. “Goiás é um estado propício para o crescimento da mineração. O governador Ronaldo Caiado tem criado condições para a expansão do setor, e nós, junto à Federação das Indústrias de Goiás, temos trabalhado para transformar esse potencial em desenvolvimento”, afirmou.
O governador Ronaldo Caiado defendeu a criação de uma política nacional específica para o setor mineral. “Queremos que o pequeno e médio minerador consiga sobreviver à burocracia e à legislação que hoje o sobrecarregam. Precisamos de regras mais adequadas, para que o Brasil não seja apenas um país exportador de minérios”, pontuou.