Portal DATs

Ação social garante retorno de pessoas em vulnerabilidade a suas cidades natais em Goiânia

Ação social garante retorno de pessoas em vulnerabilidade a suas cidades natais em Goiânia

Ação faz parte do De Volta ao Lar, programa que oferta passagens e auxílio para aqueles que desejam voltar para perto de suas famílias

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Política para as Mulheres, Direitos Humanos e Assistência Social (Semasdh), mantém a assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade com o Programa De Volta ao Lar. A ação oferece condições para que elas possam retornar às suas cidades natais, com a oferta de passagens e assistência social. Nesta quarta-feira (25/6), o programa atendeu quatro pessoas, sendo três encaminhadas para São Paulo e uma para Rio Verde (GO).

Fabrícia Chagas, que é diretora de Proteção em Goiânia, explica que o serviço de retorno para casa é um dos oferecidos durante as abordagens de assistência social. Quem demonstra interesse, é auxiliado por equipes da Semasdh, que fazem todo o trâmite necessário junto às empresas de ônibus para a aquisição da passagem do retorno. “A gente explica pra eles como é que funciona esse programa. Eles passam pelo atendimento físico e social para a gente ter uma avaliação e saber se é isso que eles realmente querem. Nossa equipe de assistência social entra em contato com a família e, só depois, a gente realiza a compra da passagem”, reforça.

Além disso, Fabrícia destaca que é feito um acompanhamento de todo o trajeto com os acolhidos até chegarem a suas famílias. Desde o início do ano, 70 pessoas que manifestaram vontade já retornaram para casa. Em um primeiro momento, essa volta aconteceu em parceria com o Governo de Goiás. Agora, o programa é executado exclusivamente pela Prefeitura de Goiânia.

Mais Notícias