Portal DATs

Programa que garante o reconhecimento de paternidade ganha destaque em ônibus de Goiânia

Programa que garante o reconhecimento de paternidade ganha destaque em ônibus de Goiânia

Cartazes com informações sobre o Dia ‘D’ do Meu Pai Tem Nome, foram colados em todos em mais de 1,2 mil ônibus

A partir desta quarta-feira (16/07), todas as 1.200 linhas e serviços de transporte coletivo que atendem Goiânia e Região Metropolitana, além de terminais, passam a divulgar o programa Meu Pai Tem Nome. A parceria entre a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) foi firmada no Terminal Isidória, em Goiânia.

A divulgação é realizada por meio de cartazes, contendo informações sobre o Dia ‘D’ do Meu Pai Tem Nome, colados em todos os ônibus. Além disso, totens informativos nos terminais exibem vídeos sobre a ação. O objetivo central do programa é assegurar o direito fundamental ao reconhecimento de paternidade e maternidade, promovendo a dignidade e fortalecendo os vínculos familiares por meio da regularização de registros civis.

De acordo com o defensor público-geral, Tiago Gregório Fernandes, a parceria busca ampliar a conscientização sobre a importância do reconhecimento paterno e materno e do exercício da paternidade responsável. “Nos terminais de ônibus e no transporte coletivo, diariamente passam milhares de pessoas, sobretudo pessoas que são potenciais assistidas da Defensoria Pública. Por isso, compreendemos a relevância dessa parceria, na certeza de que o acesso à justiça se faz por meio, principalmente, da educação de direitos”, declarou.

“A CMTC faz questão de participar dessa campanha. Estamos à disposição para fazer parte de campanhas que fazem o bem pra sociedade, como o programa Meu Pai Tem Nome”, afirmou o presidente da CMTC, Murilo Ulchôa.

As inscrições para reconhecimento de paternidade ou maternidade por meio do Meu Pai Tem Nome estão abertas até o dia 8 de agosto para participar do Dia D, que será realizado em 16 de agosto.

Em Goiânia, os cadastros são feitos presencialmente na Unidade Marista, localizada na Alameda Cel. Joaquim de Bastos, número 282. As pessoas interessadas que residem na capital ou em cidades onde não há Defensoria Pública instalada também podem se inscrever pelo WhatsApp: (62) 98330-0095. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Nas localidades onde há DPE-GO, a inscrição é realizada presencialmente na unidade.

O que é o Meu Pai Tem Nome

O programa Meu Pai Tem Nome tem a finalidade de garantir o direito ao reconhecimento de maternidade ou paternidade. Criado em 2019 pela DPE-GO, o objetivo central é assegurar que cada pessoa tenha seu pai ou sua mãe biológicos ou socioafetivos registrados em seus documentos civis. A iniciativa é reconhecida e realizada nacionalmente.

Pedro Moura
ADMINISTRATOR
PERFIL

Mais Notícias