Força-tarefa monitorou o Córrego Botafogo e pontos de alagamento pela cidade. Previsão é de fortes pancadas de chuva nesta semana. Prefeito Mabel destaca agilidade das equipes para prevenir acidentes
A ação preventiva da Defesa Civil de Goiânia, em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) e o Corpo de Bombeiros, evitou transtornos pela cidade durante o temporal deste domingo (23/3). Por precaução, a Marginal Botafogo, no sentido Sul-Norte, chegou a ser interditada, diante do volume de água no Córrego Botafogo, mas sem registro de transbordamento.
No meio da tarde de domingo, o prefeito Sandro Mabel publicou vídeo, em sua rede social, alertando a população sobre o risco de transitar pela região durante o temporal, com possibilidade de pontos de alagamento e eventual queda de árvores, pelos fortes ventos. Ele chamou a atenção, em especial, para quem pretendia transitar pela Marginal Botafogo, com o registro do crescente volume de água no Córrego Botafogo, o que resultou na interdição do trânsito na via, no trecho entre o Setor Sul e a Rodoviária.
No mesmo vídeo, Mabel destacou o trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil, em conjunto com a GCM, SET e Bombeiros. “A ação desses órgãos, desenvolvida com agilidade, tem sido muito eficaz em toda a cidade”, pontuou. Mais uma vez, com tem feito desde a criação do gabinete de crise para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e para prevenir e mitigar os danos provados por fortes chuvas, o prefeito recomendou que os motoristas tenham cautela em transitar pela cidade. “Recomendo que o motorista evite sair às ruas e que fique em casa durante temporais”, afirmou.
O coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça, disse que acionou os órgãos que compõem o gabinete de crise assim que percebeu o registro de grande volume de chuva, na tarde de domingo, o que poderia impactar a Marginal Botafogo. “Em seguida, nossas equipes ficaram em pontos estratégicos, quando passamos a monitorar o canal do córrego, como também pontos da área central à região Noroeste, onde registramos pontos de alagamentos e transbordamento de córregos”, explicou.
A exemplo de outras ocasiões, com registro de temporais, Mendonça informou que enviará um relatório à Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), sobre as medidas tomadas pela força-tarefa e apontando pontos de alagamento pela cidade. Ele reforça os cuidados que a população deve ter durante fortes chuvas, como evitar transitar em pontos alagados e estacionar debaixo de árvores. “É importante que as pessoas procurem um abrigo seguro até a chuva passar, evitando passar por áreas alagadas, principalmente os motociclistas”.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, há previsão de chuva intensa nesta semana, para Goiânia e demais regiões de Goiás, conforme informação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que faz uma série de alertas, entre eles, não se abrigar debaixo de árvores ou próximo de torres de transmissão ou placas de propaganda. Também recomenda não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, não se aventurar e passar por correnteza, abrigando-se em local seguro. Se preciso, acionar os órgãos de defesa civil ou o Corpo de Bombeiros.