Portal DATs

Alta taxa de jovens trabalhando na informalidade

Alta taxa de jovens trabalhando na informalidade

Bahia tem alta taxa de jovens trabalhando na informalidade, revela pesquisa

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (28) pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que a Bahia é o terceiro estado do Brasil com maior percentual de jovens ocupados trabalhando na informalidade. O levantamento mostra que 65,4% dos jovens baianos estão nesta situação. Em relação à presença de jovens no mercado de trabalho, a Bahia ocupa a 12ª posição no país, com 48,6%, ligeiramente abaixo da média nacional de 50,5%.

O estudo também revela que 6,3 milhões de jovens brasileiros estão atualmente na informalidade. O Maranhão lidera com o maior percentual (72%) de jovens de 14 a 24 anos em empregos informais, enquanto Santa Catarina tem o menor percentual (25,2%).

Outro dado preocupante é que 5,4 milhões de jovens no Brasil não estudam, não trabalham e não estão procurando emprego, representando 15,9% da população nessa faixa etária.

Segundo o levantamento do CIEE, no primeiro trimestre de 2024, o governo federal contabilizou 14 milhões de jovens ocupados no Brasil, de um total de 34 milhões de adolescentes e jovens nessa faixa etária, que representa 17% da população do país.

A Bahia destaca-se ainda por ter a terceira maior proporção de jovens em relação à sua população total, com 7,4%, ficando atrás apenas de São Paulo (20,3%) e Minas Gerais (9,6%). A distribuição dos jovens no Brasil é a seguinte: 39% vivem na Região Sudeste (metade em São Paulo); 25% na Região Nordeste; 13% na Região Sul; 13% no Centro-Oeste e 10% na Região Norte.

O levantamento também traçou um perfil dos jovens ocupados e desocupados no Brasil:

  • Jovens que só estudam: 11,6 milhões, sendo 52% mulheres, 59% negros e 81% adolescentes de 15 a 17 anos.
  • Jovens desocupados: 3,2 milhões, com 51% mulheres e 65% negros.
  • Não estudam, não trabalham, nem procuram trabalho: 5,4 milhões, com 60% mulheres (a maioria com filhos pequenos) e 68% negros.
Equipe DATs
ADMINISTRATOR
PERFIL

Carrossel de postagens

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Autores

Mais Comentado

Vídeos em Destaque