Aeroporto de Uberlândia, relatou que o piloto declarou emergência às 18h54, ativando os protocolos de emergência do aeroporto
Na tarde de quinta-feira (15), um avião modelo ATR 72-600, operado pela Voepass, foi forçado a realizar um pouso não programado em Uberlândia, Minas Gerais, devido a uma falha elétrica. Informações preliminares do aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato indicam que a aeronave enfrentou um pico de energia, levando o comandante a optar por um pouso alternativo por precaução.
Este modelo de aeronave é o mesmo que se envolveu em um trágico acidente em Vinhedo, São Paulo, na semana anterior, resultando na perda de 62 vidas. O voo PTB 221, que partiu de Rio Verde, Goiás, com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, teve que desviar seu curso após os pilotos detectarem uma “questão técnica”, conforme descrito pela companhia. A aterrissagem em Uberlândia ocorreu às 19h14, com a aeronave e todos os seus sistemas operacionais intactos.
A bordo estavam 38 passageiros, que, segundo a Voepass, seriam realocados para seus destinos finais. A Aena, concessionária que administra o aeroporto de Uberlândia, relatou que o piloto declarou emergência às 18h54, ativando os protocolos de emergência do aeroporto, que, felizmente, não precisaram ser implementados, permitindo o desembarque seguro de todos os passageiros sem afetar as operações do aeroporto.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi notificada pela Voepass às 18h15 sobre o incidente, descrito como um “transiente” (problema elétrico), que motivou o pouso técnico em Uberlândia. Uma reunião entre a Voepass e a Anac está agendada para discutir a manutenção e as operações da companhia aérea, além de revisar o incidente.
O acidente anterior em Vinhedo está sob investigação pelas autoridades competentes, incluindo a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), um órgão da Força Aérea Brasileira. Relatos indicam que a caixa-preta do avião registrou momentos críticos antes do acidente, incluindo tentativas de aumentar a potência da aeronave.
Em resposta ao acidente de Vinhedo, José Luiz Felício Filho, presidente da Voepass, assegurou que a companhia segue rigorosos padrões internacionais de segurança e está comprometida em oferecer suporte total às famílias das vítimas, incluindo assistência com transporte, hospedagem e outras necessidades.
Nota da Voepass:
A Voepass Linhas Aéreas esclarece que o voo PTB 2211, de Rio Verde (GO) para Guarulhos (SP), com 38 passageiros a bordo, realizou um pouso técnico em Uberlândia (MG) às 19h20 de quinta-feira (15), após detectar um problema elétrico. A empresa enfatiza que a situação não configurou uma pane e que o pouso ocorreu com todos os sistemas da aeronave funcionando normalmente. Dos passageiros, 20 foram realocados em outro voo da companhia, que partiu de Uberlândia às 22h20, chegando a Guarulhos às 23h40. Os demais passageiros foram acomodados em voos alternativos ou optaram por outros meios de transporte.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *