Portal DATs

Dinheiro trás felicidade?

Dinheiro trás felicidade?

Pesquisa revela sete em cada dez brasileiros acreditam que a finança afeta a saúde emocional.

A falta de dinheiro tem um impacto significativo na saúde emocional dos brasileiros, conforme revelou um levantamento realizado pela fintech Onze em parceria com a seguradora Icatu. A pesquisa, que ouviu 8.573 trabalhadores, revelou que sete em cada dez brasileiros acreditam que a escassez de recursos financeiros afeta sua saúde mental.

Dados da Pesquisa

Segundo o estudo, 59% dos entrevistados não possuem uma reserva financeira de contingência, enquanto 41% enfrentam dificuldades para cobrir todos os custos mensais com sua renda. A pesquisa também apontou que 54% dos trabalhadores têm como maior preocupação as questões financeiras, superando preocupações com família (17%), saúde (13%) e trabalho (8%).

Efeitos na Saúde Emocional

Os principais problemas emocionais causados pela falta de dinheiro são a ansiedade (53%) e a insônia (41%). Além disso, muitos entrevistados relataram experiências de depressão, problemas em relacionamentos amorosos e familiares e até impactos na saúde física. A pesquisa destacou que 68% das pessoas afirmam que as preocupações financeiras afetam diretamente seu desempenho no trabalho.

Inadimplência em Alta

Em março de 2024, a inadimplência voltou a subir, atingindo 22% das famílias na capital paulista. No Brasil, o número de inadimplentes aumentou em comparação com o mesmo período de 2023, alcançando 67,18 milhões de pessoas. Isso representa cerca de quatro em cada dez adultos no país (40,89%), um aumento de 2,67% em relação ao ano anterior.

Principais Preocupações

A principal preocupação dos participantes da pesquisa é a falta de recursos para lidar com situações de emergência, como problemas de saúde, acidentes e apoio a familiares e amigos. Entre aqueles que têm uma visão negativa em relação ao dinheiro, 64% mencionaram que as despesas já estão prejudicando sua qualidade de vida.

Planejamento Financeiro como Solução

Kennedy Diogenes, CEO da Orenda Pay Soluções Financeiras, sugere que o planejamento financeiro pode ajudar a mitigar esses problemas. “Medidas simples, como criar um orçamento detalhado, anotar todas as receitas e gastos, e estabelecer metas financeiras claras e alcançáveis, são fundamentais. É importante gastar menos do que se ganha e envolver todos os membros da família na compreensão da situação financeira para evitar o endividamento,” 

Equipe DATs
ADMINISTRATOR
PERFIL

Carrossel de postagens

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Autores

Mais Comentado

Vídeos em Destaque