Portal DATs

‘Don Juan’, ex-doleiro de PC Farias é preso por estelionato amoroso em Goiás

‘Don Juan’, ex-doleiro de PC Farias é preso por estelionato amoroso em Goiás

Apenas uma das vítima foi lesada em mais de R$ 60 mil. Suspeito prometia casamento e estabilidade financeira

A Polícia Civil de Goiás prendeu, no dia 5 de agosto de 2025, Paulo Roberto Tinoco Bonafina, de 59 anos, conhecido nacionalmente como “Don Juan”. Ele é investigado por uma série de crimes de estelionato amoroso e fraudes financeiras cometidas em Goianésia e cidades da região.

LEIA TAMBÉM 

“Massacre orquestrado”, denuncia Médicos sem Fronteira sobre Gaza

Bia Miranda, Buarque e Gato Preto são alvo de operação contra o ‘Jogo do Tigrinho’

Segundo a investigação, Bonafina utilizava o envolvimento afetivo como ferramenta de manipulação emocional. Ele se apresentava como homem bem-sucedido e interessado em relacionamento sério, prometendo casamento e estabilidade. Após conquistar a confiança das vítimas, passava a solicitar empréstimos, transferências bancárias e valores em espécie.

Em um dos casos mais recentes, ocorrido em abril de 2025, o suspeito se aproximou de uma comerciante e a convenceu, junto com o filho dela, a aplicar mais de R$ 60 mil em um suposto fundo de investimento. Para sustentar a farsa, chegou a simular uma transferência milionária. As apurações revelaram que a empresa apresentada por ele nunca existiu — o endereço fornecido era, na verdade, a residência de uma das vítimas.

Histórico de golpes

Com registros criminais que remontam a 1983, Bonafina já havia sido preso em 2004 e 2016 por crimes semelhantes. Sua ficha inclui acusações de estelionato, uso de documentos falsos e fraudes sofisticadas envolvendo promessas de negócios e relações afetivas.

Nos anos 1990, ele ganhou repercussão nacional ao ser citado em reportagens como suposto “laranja” do doleiro PC Farias, em um esquema de lavagem de dinheiro no exterior.

As autoridades acreditam que o suspeito ainda mantém estrutura criminosa ativa e estimam que outras vítimas ainda devem se manifestar. A Polícia Civil pede que quem tiver sido lesado por Bonafina procure a delegacia mais próxima para registrar boletim de ocorrência.

Pedro Moura
ADMINISTRATOR
PERFIL

Mais Notícias

3 Comments