Ministro do Esporte destaca importância de apoio às vítimas e mobilização nacional diante da tragédia.
O governo federal solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a suspensão do calendário do Campeonato Brasileiro, em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul. Em um ofício encaminhado ao presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), destacou a necessidade de priorizar o apoio às vítimas e a reconstrução das áreas afetadas pela tragédia.
O documento, enviado nesta sexta-feira (10), ressalta que “todo o país está envolvido no apoio aos jogadores e familiares, bem como a toda a população daquela região”. Apesar de não sugerir um prazo específico para a suspensão, a CBF já adiou as partidas das equipes gaúchas programadas para o mês de maio.
A decisão de suspender o Campeonato Brasileiro recebe o apoio dos presidentes dos clubes gaúchos, Internacional, Grêmio e Juventude. No entanto, enfrenta resistência de outras agremiações. Em nota divulgada anteriormente, o ministro Fufuca ressaltou a importância de concentrar esforços no apoio às vítimas e na mitigação dos impactos causados pela tragédia, destacando que “a dimensão humana precisa vir antes da esportiva”.
Os estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio foram afetados pelas fortes chuvas, com os gramados encharcados. Além disso, o centro de treinamento do Internacional também ficou inundado. Em um gesto de solidariedade, jogadores de futebol se tornaram voluntários nos trabalhos de resgate e acolhimento das pessoas atingidas pelas chuvas.
O goleiro titular do Internacional, Sergio Rochet, por exemplo, foi ao Centro Social Padre Leonardi, em Porto Alegre, para doar cestas básicas e kits de material de limpeza, além de ajudar na preparação de refeições. Da mesma forma, o centroavante do Grêmio, Diego Costa, ofereceu quatro motos aquáticas em Eldorado do Sul, cidade severamente afetada pelas chuvas.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *