Portal DATs

Hugol alerta para os riscos do colesterol alto e reforça cuidados com a saúde do coração

Hugol alerta para os riscos do colesterol alto e reforça cuidados com a saúde do coração

Unidade do Governo de Goiás registra mensalmente cerca de 150 atendimentos no pronto-socorro relacionados a problemas cardíacos

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Colesterol, celebrado na próxima sexta-feira, dia 08 de agosto, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) faz um alerta importante para a prevenção do colesterol alto e os cuidados com a saúde cardiovascular. O hospital reforça a necessidade de ações preventivas e hábitos saudáveis, que podem evitar complicações sérias, como infarto e AVC.

LEIA TAMBÉM 

Submarino Titan: perda de integridade do casco e ‘graves falhas’ causaram implosão

Alcione desmente boatos de internação: ‘Estou com minha família’; vídeo

De acordo com o Dr. Alan Oliveira, cardiologista e Diretor de Projetos do Hugol, o colesterol alto é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, que continuam sendo a principal causa de morte no Brasil e no mundo. “O colesterol em excesso pode se acumular nas paredes das artérias, dificultando ou bloqueando o fluxo sanguíneo. Isso pode levar a quadros graves, como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC)”, explica.

Existem dois tipos principais de colesterol: o LDL, conhecido como “colesterol ruim”, e o HDL, considerado o “colesterol bom”. O LDL em níveis elevados pode formar placas nas artérias, enquanto o HDL ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. “Manter o equilíbrio entre esses dois tipos é essencial para a saúde do coração”, reforça o especialista.

O Hugol registra mensalmente cerca de 150 atendimentos no pronto-socorro relacionados a problemas cardíacos, número que acende um sinal de alerta sobre a importância de se cuidar precocemente. O hospital destaca que, além de tratar pacientes com quadros cardiovasculares, tem como missão promover ações preventivas e educativas, incentivando a população a adotar hábitos saudáveis.

Alimentação equilibrada e prática regular de atividade física são fundamentais para o controle do colesterol. Reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e açúcar, dar preferência a frutas, verduras e grãos integrais, além de manter uma rotina ativa, são medidas eficazes para manter os níveis de colesterol sob controle e prevenir doenças cardíacas. “Queremos conscientizar a população sobre o papel da prevenção. Pequenas mudanças na rotina podem trazer grandes benefícios para a saúde do coração”, conclui Dr. Alan Oliveira.

Pedro Moura
ADMINISTRATOR
PERFIL

Mais Notícias

2 Comments