um idoso de 75 anos faleceu após ser arrastado por uma onda no Leme
Na manhã desta terça-feira (13), um idoso de 75 anos faleceu após ser arrastado por uma onda no Leme, localizado na zona sul do Rio de Janeiro.
Uma ressaca marítima, que se estende de Santa Catarina até o Espírito Santo, tem gerado ondas de até 4 metros de altura, conforme informações da Marinha.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a vítima estava no caminho dos pescadores para observar o mar quando foi surpreendida por uma onda e arremessada contra as pedras. Apesar de ter sido resgatado pelos guarda-vidas, o idoso não resistiu.
Devido às condições adversas do mar, a Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana) iniciou a limpeza da orla do Leblon, na altura do Posto 11, na manhã desta terça-feira. A operação conta com 26 garis, uma pá mecânica, uma mini pá carregadeira, um caminhão basculante, um trator de praia, uma varredeira e duas pipas d’água.

Idoso de 75 Anos Morre Arrastado por Onda no Leme Durante Ressaca no Mar
Em Santos, no litoral de São Paulo, o mar invadiu a faixa de areia, causando assoreamento nos canais. A prefeitura informou que a retirada da areia dos canais será realizada após o término dos efeitos da ressaca e que não houve danos estruturais na cidade. Equipes da CET-Santos, Defesa Civil e Urgência Urbana estão de sobreaviso para minimizar possíveis impactos.
Um alerta da Marinha indicou que a passagem de uma frente fria está afetando a faixa litorânea dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, entre Mangaratiba (RJ) e São Mateus (ES), com ventos de até 75 km/h até a noite desta terça-feira. A mesma frente fria pode impactar a faixa litorânea entre Porto Seguro (BA) e São Mateus (ES), com ventos de até 60 km/h.
O sistema também está provocando ressaca entre Laguna (SC) e Santos (SP), com ondas de até 3 metros até a tarde de quinta-feira (14). Entre Santos e São Mateus (ES), as ondas podem atingir até 4 metros.
Segundo os bombeiros do Rio de Janeiro, a ressaca é uma elevação anormal do nível do mar, com fortes correntes de retorno e ondas acima da média, podendo causar inundações costeiras, erosão e destruição de estruturas.
Dicas de Segurança:
- Nunca se aproxime de pedras e costões durante ressacas, pois há alto risco de acidentes.
- Se for pescar, use sempre colete salva-vidas.
- Caso seja jogado ao mar, mantenha a calma, flutue e acene por ajuda.
- Se quiser ajudar alguém no mar, ligue para o 193 e não entre na água; jogue um material flutuante e aguarde o auxílio profissional.
Fonte: Corpo de Bombeiros