Portal DATs

Perfis Falsos Tentam Fraudar em Meio ao Luto por Acidente Aéreo em SP

Perfis Falsos Tentam Fraudar em Meio ao Luto por Acidente Aéreo em SP

Evento, que resultou na perda de 62 vidas, marca o acidente aéreo mais devastador no Brasil

Ministério Público do Estado de São Paulo está atualmente investigando 31 contas online suspeitas de tentar perpetrar fraudes digitais, utilizando-se das identidades das vítimas do recente desastre aéreo envolvendo um avião da Voepass em Vinhedo, São Paulo. Este trágico evento, que resultou na perda de 62 vidas, marca o acidente aéreo mais devastador no Brasil nos últimos 17 anos.

Indivíduos mal-intencionados têm tentado angariar fundos fraudulentamente, alegando estar arrecadando em nome das vítimas. O Cyber Gaeco, uma divisão especializada do Ministério Público paulista focada em crimes cibernéticos, lidera as investigações, em colaboração estreita com o Cyber Lab, vinculado ao Ministério da Justiça.

Além das investigações, o Ministério Público tem se dedicado a oferecer suporte integral às famílias afetadas, incluindo assistência psicológica, social e jurídica. Paralelamente, acompanha-se de perto a investigação da Polícia Civil, que busca esclarecer as causas do acidente.

Procuradoria-Geral do Tribunal de Justiça está em comunicação direta com as famílias das vítimas, fornecendo orientações cruciais sobre os procedimentos de identificação dos entes queridos.

Aproveitando-se do momento de vulnerabilidade, criminosos têm criado contas falsas nas redes sociais, promovendo campanhas de arrecadação de fundos para supostas despesas com reconhecimento dos corpos, translado e funerais das vítimas, conforme reportagem do UOL. Entre as fraudes, destacam-se perfis falsos que divulgam jogos de azar e solicitam seguidores para contas recém-criadas no TikTok.

A reportagem também identificou a criação de perfis fraudulentos usando fotos e nomes de familiares das vítimas, incluindo mais de dez contas que usurparam a identidade de Isabella Pozzuoli, uma jovem que compartilhou uma foto nas redes sociais momentos antes do voo. Perfis falsos também foram rapidamente criados em nome de Liz Ibba dos Santos, uma criança de três anos que estava viajando com o pai.

Familiares de Rafael, que tinha a guarda compartilhada de Liz, relataram que ele havia ido buscá-la no Paraná para passarem o Dia dos Pais juntos em Florianópolis, Santa Catarina.

Informações Atuais Sobre o Acidente: O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) está analisando dados e gravações das caixas-pretas do avião, confirmando que a aeronave estava regularizada e apta para o voo, assim como a qualificação dos pilotos. A hipótese de gelo na fuselagem como causa da queda ainda está sob análise, sem confirmações definitivas.

O governo estadual de São Paulo disponibilizou acomodações para os familiares das vítimas na capital, onde estão sendo realizados os processos de reconhecimento dos corpos, com o suporte da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O avião, que partiu de Cascavel, Paraná, com destino a Guarulhos, São Paulo, carregava 58 passageiros e quatro tripulantes, e caiu minutos antes da aterrissagem, sem deixar sobreviventes. A queda também afetou residências em um condomínio local, com imagens do incidente sendo capturadas por moradores da área.

Equipe DATs
ADMINISTRATOR
PERFIL

Carrossel de postagens

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Autores

Mais Comentado

Vídeos em Destaque