Novo Consignado tem mais de 29 milhões de Simulações de Empréstimo em 2 dias
Em uma movimentação do governo para minimizar a baixa aprovação e “aquecer” a economa, a nova linha de crédito consignado para trabalhadores formais tem alcançado resultados impressionantes. Desde o lançamento das operações na última sexta-feira (21), 29,3 milhões de simulações de empréstimo e 2,9 milhões de solicitações junto a instituições financeiras foram registradas. Dados estes que foram confirmados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na noite deste sábado (22). Essa corrida em busca de crédito reflete as dificuldades do povo brasileiro diante da escalada de preços e do endividamento geral, a saída de Lula sempre foi a mesma diante desse cenário: mais crédito. O único problema é que apesar da ilusão de mais dinheiro no mercado, pressionando uma inflação já em ascensão, o endividamento geral pode sair do controle.
O novo modelo de crédito, batizado de Crédito do Trabalhador, foi desenvolvido para oferecer empréstimos a juros significativamente mais baixos do que aqueles praticados no mercado tradicional. O diferencial fica por conta do uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia, proporcionando mais segurança aos clientes e condições de financiamento muito mais atrativas.
A adesão ao crédito está disponível através do aplicativo da CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital), na seção exclusiva chamada “Crédito ao Trabalhador”. Segundo informações do Ministério do Trabalho, o número de acessos à plataforma foi 12 vezes superior ao referencial semanal dos últimos três meses, demonstrando uma adesão surpreendente dos trabalhadores.
Orientações Importantes e Cuidados na Escolha
Diante da alta procura, o ministro Luiz Marinho destacou a importância da cautela na contratação deste benefício. “O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta”, enfatizou o líder da pasta. Para facilitar uma decisão consciente, o governo orienta que os interessados aguarde pelo menos 24 horas, permitindo que todas as instituições financeiras habilitadas enviem suas ofertas. Essa prática visa proporcionar uma comparação efetiva e a escolha do contrato que melhor se encaixe na situação financeira de cada trabalhador.
Como Funciona o Consignado?
Ao aderir ao novo crédito, o trabalhador verá as parcelas do empréstimo sendo automaticamente descontadas da folha de pagamento, por meio do sistema eSocial. A operação respeitará a margem consignável, que é limitada a 35% do salário do beneficiário. Este desconto automático, aliado à segurança do FGTS como garantia, torna o processo ágil e menos oneroso.
Para garantir a privacidade e segurança dos dados dos trabalhadores, as instituições financeiras autorizadas deverão ter acesso a informações como nome, CPF, margem consignável e tempo de empresa, sempre em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Migração e Portabilidade
Para aqueles que já possuem empréstimo consignado, a migração para o novo modelo só será possível a partir de 25 de abril. Já a opção de portabilidade do contrato para outra instituição financeira poderá ser solicitada a partir de 6 de junho, através dos canais eletrônicos dos bancos. Vale ressaltar que mais de 80 instituições, atualmente operantes no consignado via INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), já foram autorizadas para oferecer essas novas condições.
O lançamento da nova linha de crédito consignado demonstra uma velha fórmula dos governos para “aquecer” a economia às custas do endividamento do trabalhador.